É por meio do cérebro que operacionalizamos toda a informação que nos constitui e rodeia. É também por seu intermédio que experenciamos e interpretamos a realidade. Portanto, desenvolver uma relação saudável e disciplinada com ele é certamente o caminho para uma vida melhor.
Quanto mais nossa mente tiver a capacidade de enxergar o todo com clareza, equilíbrio e entusiasmo, mais aptos estaremos para lidar com as situações e desafios que se apresentam. Quanto mais conseguirmos nos distanciar dos pensamentos irrequietos e emoções conturbadas e nos mantivermos centrados, em nossa própria base e eixo, melhores escolhas faremos e mais felizes nos sentiremos.
Uma mente sobrecarregada perde a capacidade de enxergar todas as cores, paisagens, padrões e aspectos da realidade, sendo fonte fértil para estados de entediamento e apatia. É também débil em sua capacidade de se entusiasmar e perceber a infinidade de possibilidades que houve e sempre haverá à sua frente. Quando está desgastada e tensa, tem diminuída a sua capacidade de se conectar e agradecer por todas as trocas que se apresentam. Uma mente enfraquecida é a fonte de todos os nossos maiores desafios e problemas.
Uma mente saudável, por outro lado, é aquela que consegue operar em todo o seu potencial. Que repousa e descansa sempre que deseja e que se apruma e se põe a postos sempre que algo necessite de sua perspicácia, análise, inteligência ou sabedoria. Em equilíbrio, é uma grande aliada para uma vida realmente extraordinária, em suas pequenas e grandes manifestações e realizações.
Quando está clara funciona como uma lente translúcida, com alta capacidade de ver as coisas como se fosse a primeira vez, sempre que desejar. Essa natureza límpida, além de nos ajudar a nos encantarmos com tudo que acontece à nossa volta, nos distancia das armadilhas da própria mente, que muitas vezes pré-concebe, julga ou interpreta tudo que vive, com base nas memórias e associações do passado.
Uma mente serena não se afoba ou se identifica com tudo que está ao seu redor e, por isso, tem a possibilidade de manter um distanciamento para perceber a avaliar toda e qualquer situação, da mais simples, à mais complexa, com maior sabedoria e discernimento.
Uma mente que se comporta como uma observadora de seus próprios padrões, hábitos e tendências, tem oportunidade de aceitar, confiar e encontrar caminhos, mesmo diante de questões bem desafiadoras.
A meditação, por ser uma ciência cuja matéria prima é a própria mente, pode nos ajudar, sobremaneira, na conquista da mente que desejamos: amiga e parceira, que é ao mesmo tempo fluida e disciplinada. Que opera para o bem do indivíduo, ajudando-o a alcançar uma vida gratificante e feliz. Que consegue focar quando é preciso, devanear quando estamos em busca de livres associações e insights criativos, se aquietar quando desejamos contemplar e transcender quando almejamos nos unir à fonte de toda a energia e nos deleitarmos com toda a bem-aventurança que encontramos ali.
Se você aprender a desenvolver uma mente clara, límpida e tranquila, sua vida será mais gratificante e feliz. Os antigos iogues, as religiões e a filosofia já diziam isso e mais, recentemente, os principais neurocientistas, médicos e psicólogos do planeta também.
O que você está esperando para aprender a meditar? Se quiser saber mais e conhecer o método Flow Mind, estamos aqui.